A Apple foi fundada por Jobs, Ronald Wayne e Steve Wosniak . Desde o começo, a empresa levou a marca de Steve Jobs, criando produtos inovadores como o Apple II, primeiro computador pessoal da história. Depois criou outras revoluções como a criação dos Macs, em 1984. Eles foram os primeiros micros a oferecer uma interface gráfica aos usuários. Porém, pouco depois da criação dos Macs, já em 1985, Steve Jobs saiu da Apple, depois de se desentender com o presidente da empresa na época. Saiu e criou uma outra empresa de computadores, chamada NEXT. Em 1986, Steve Jobs comprou a divisão de animação da produtora de George Lucas, o criador de "Guerra nas Estrelas". Sob o comando de Steve Jobs, a produtora ganhou outro nome: Pixar. E ganhou fama internacional a partir do Blockbuster "Toy Story". A Pixar fez tanto sucesso que acabou sendo comprada pela Disney, operação que transformou Steve Jobs no maior acionista individual dos estúdios Disney.
Em 1996, Steve Jobs foi chamado de volta à Apple. Na época, a empresa estava perto da falência. Steve Jobs levou para a empresa boa parte da tecnologia que havia desenvolvido na NEXT. Essa tecnologia é a base, por exemplo, do MAC OS X, o sistema operacional que controla os MACs até hoje. Para evitar a bancarrota, Jobs chegou a fazer um acordo com Bill Gates, e a Microsoft chegou a injetar dinheiro na Apple, além de permitir que os MACs funcionassem os programas do pacote Office como o Word.
Steve Jobs teve câncer no pâncreas, diagnosticado em 2003. A evolução da doença levou Steve Jobs a um transplante de fígado no ano de 2009. Apesar da boa recuperação, em janeiro desse ano ele teve de se afastar de novo por licença médica. Tim Cook, um engenheiro de 50 anos, assumiu o posto como novo presidente da Apple. O iPhone 4S, lançado um dia antes da morte de Steve Jobs, ainda traz sua marca. Entre os recursos do novo telefone, o que mais chamou a atenção foi o assistente pessoal "Siri". E foi Steve Jobs quem decidiu pela compra da empresa que desenvolveu a tecnologia, um ano e meio atrás.
A morte de Steve Jobs nos mostra: é o fim de um capítulo da história da tecnologia. O cara era bom demais, um herói para nos todos pois ele nos fez viver em um novo mundo, um mundo tecnológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário